Como a metodologia OKR vai agilizar sua empresa e impulsionar os resultados

Escrito por Luiz Henrique Carvalho Barbosa, CEO da BeFinance
21 11 2022
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Em um contexto de transformação digital e com o cenário muito mais competitivo no qual as empresas estão inseridas, ter somente uma estratégia bem estruturada já não é mais suficiente para garantir o sucesso.

Os resultados só virão se houver excelência na execução da estratégia e, mais ainda, rapidez na identificação das mudanças de cenários e agilidade na adaptação da estratégia do negócio.

Por isso, este artigo abordará a importância de uma metodologia para garantir a execução da estratégia e tornar as empresas mais ágeis. Estamos nos referindo à metodologia OKR (Objectives and Key Results).

1. OKR, o que são?

O Objective and Key Results (OKR) foi criado pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, mas a metodologia OKR se tornou mais difundida quando John Doerr apresentou a metodologia para o Google.

Antes disso, na década de 1950 a 1960, Peter Drucker e a GE (General Eletric), já tinham um sistema eficiente de gestão, o qual foi documentado em seu livro. Drucker percebeu que a definição de metas era essencial para aumentar a produtividade e alcançar melhorias contínuas nas organizações.

Outro influenciador do OKR é o método Hoshin Kanri utilizado pela Toyota. Surgido no período em que o Japão tentava se reconstruir após a Segunda Guerra!

A metodologia OKR ganhou força por ter suportado o crescimento da empresa Google, a qual foi de cerca de 40 pessoas em 1999 para mais de 85 mil atualmente – e saiba que ela pode ser usada por pequenas empresas, bem como por grandes organizações.

John Doerr estabeleceu a maneira para definir metas assim:

  • “Eu vou” (objetivo)
  • “medido por” (conjunto de resultados-chave)

Sendo que seus elementos seriam:

Objetivos (O): O objetivo é qualitativo e uma declaração do caminho desejado pela empresa.

Resultados-chave (KR): Os KRs (na maioria das vezes entre 2 e 5 para cada objetivo) são quantitativos e mensuram o sucesso do atingimento do objetivo.

Para melhor compreensão, vamos exemplificar:


Objetivo X: tornar-se referência em nossa na área de atuação.

  • KR X: alcançar 10 mil inscritos no YouTube;
  • KR X: formar 3 novas parcerias com players bem-sucedidos.

Objetivo Y: oferecer uma experiência diferenciada ao cliente.

  • KR Y: aumentar em 20% o nosso NPS;
  • KR Y: reduzir o tempo de fila para 1 minuto.


2. Por que as metodologias tradicionais já não dão mais resultados?

As metodologias tradicionais de gestão funcionaram muito bem durante um certo período, mas as técnicas tradicionais acabam não ajudando a dar dinamismo e colaboratividade no estabelecimento dos objetivos e das prioridades da empresa.

Hoje, nas organizações de modo geral, há grande lentidão, tempos longos de planejamentos e quase sempre sendo top down (uma orientação descendente do fluxo de informação).

O atual mundo cada vez mais VUCA, como chamamos, VUCA significa Volatility (alta volatilidade), Uncertainty (muita incerteza), Complexity (complexo) e Ambiguity (cheio de ambiguidades) exige agilidade, colaboração, flexibilidade, engajamento e participação de todo o time.

3. OKR: como implementar?

Para implementar a metodologia OKR é preciso seguir alguns passos importantes, que garantam o bom funcionamento da metodologia e facilitam no entendimento e engajamento dos colaboradores da empresa.

Veja quais são esses passos e porque eles fazem tanta diferença no processo como um todo:

3.1. Defina objetivos (O) e resultados-chave (KR)

Não há complicações desnecessárias no OKR. Primeiramente é preciso compreender claramente quais são os objetivos buscados pela empresa. Em seguida estabeleça objetivos claros e específicos para sua área junto com o seu time.

A quantidade ideal de objetivos é de 1 a 3, no máximo, para cada ciclo de OKR que geralmente são de 3 meses.

Após definição e validação com o time, defina quais são os resultados-chave que irão medir o alcance do objetivo.

A quantidade ideal de resultados-chave, é de no mínimo 2 e no máximo 5 resultados para cada objetivo.

3.2. Garanta o envolvimento da equipe nas definições dos OKRs

Um ponto a salientar da metodologia OKR é que os objetivos não podem ser estabelecidos somente pelos líderes.

O ideal é que líderes foquem em estabelecer cerca de 40% dos OKRs, e o restante por conta do time.

O propósito é envolver todos na criação dos OKRs e garantir que as opiniões e sugestões de todos sejam validadas para o processo.

3.3. Monitores os resultados

O acompanhamento dos resultados precisa ser frequente e em períodos curtos. Monitorar o progresso de forma diária ou semanal é um bom parâmetro, pois permite correções em tempo oportuno e garante que o time fique focado nas prioridades que levam ao alcance do objetivo.

3.4. OKR: deixe à vista de todos

Para uma implementação de OKR bem-sucedida, saiba que a transparência é crucial para o alcance de melhores resultados. A melhor forma de fazer isso é deixar à vista para todos ficarem por dentro dos progressos e dos resultados que estejam acontecendo. Assim teremos todos na empresa alinhados e compartilhando dos mesmos objetivos.

Concluindo

Neste artigo você viu o que é OKR e seu potencial para gerar resultados para sua empresa.

A metodologia OKR pode criar na sua empresa uma cultura ágil e focada em resultados, o que garante a agilidade do negócio e adaptação para a era digital.

A metodologia OKR é a abordagem otimizada para empresas que procuram reinventar seus modelos de gestão, alinhar seus times e elevar seus negócios a outro nível, sem necessidade de métodos complexos.


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Empreendedor, executivo, mentor e consultor de negócios. Já atendeu mais de 500 empresas e influenciou milhares de pessoas ao longo de 23 anos de consultoria e educação corporativa. É especialista em criar valor para os negócios através da transformação de negócios em empresas lucrativas e prósperas. Tem vasta experiência como consultor em estruturação e reestruturação financeira e operacional de empresas, implementação da gestão orientada a resultados, formulação e execução da estratégia, revisão de modelos de negócios e desenvolvimento de lideranças de alta performance. Saiba Mais Também possui experiência sólida como Executivo e Membro de Conselhos de Administração, além de ser professor de Gestão Econômica e Financeira na Pós-Graduação da Puc Minas. Experiência como consultor na Falconi, Atual e C2W Consulting. É engenheiro mecânico com ênfase em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais, MBA em Gestão Estratégica de Negócios também pela UFMG. Algumas Experiências Profissionais: Vale, Arcelormittal, Arcelormittal Sistemas, Lojas Americanas, Submarino, Shoptime, Americanas.com, Usiminas, Boticário, Líder Aviação, Unimed, Komatsu, Belgo Bekaert, Oi, Cedro Cachoeira, Teuto, Weir Esco, Ceasaminas, Globalbev.

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